PARS

Projecto Cofinanciado

 

O projecto PARS – Projecto de Aproveitamento de Recursos Solidários 

O projeto prevê, por um lado, a criação de um espaço para a recolha de bens sob a forma de donativos e, por outro, a sensibilização dos mais jovens para a proteção ambiental.

Assim, pretende-se criar espaços localizados estrategicamente nas localidades, através de contentores próprios, onde poderão ser depositados, sob a forma de donativos, certos bens, nomeadamente roupas, sapatos, brinquedos, acessórios, etc, que são posteriormente submetidos a um processo de triagem, tratamento e armazenamento, sendo colocados à disposição da população através de diferentes iniciativas e parcerias com as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, IPSS e outros organismos públicos.

Os bens doados que não possuírem condições para serem (re)utilizados pela população serão transformados/reciclados sendo utilizados para fins de retrosaria, ferragens e tecidos para elaboração de peças.

Por outro lado, o projeto tem uma vertente de sensibilização, nomeadamente junto dos mais jovens, para a necessidade de proteger o meio ambiente, quer seja através da reutilização das roupas, sapatos, acessórios, quer seja ao nível da redução dos resíduos, revestindo-se ainda de uma vertente social, na medida em que visa sensibilizar os mais jovens para a necessidade de ceder bens aos mais desfavorecidos, focando a temática da solidariedade e ajuda ao próximo. Esta sensibilização será realizada por animadores externos, através de peças de teatro, que utilizarão para o efeito roupas transformadas, apelando à necessidade de ceder bens aos mais desfavorecidos.

Deste modo, o projeto a implementar reveste-se de carácter social e atua no âmbito da satisfação das necessidades básicas da população sócio e economicamente desfavorecida e em situação de pobreza.

Neste sentido, pretende-se criar espaços físicos para a recolha, tratamento, armazenamento, distribuição e transformação de bens doados com vista à sua distribuição junto da população mais desfavorecida.

Pretende-se ainda, através de animadores culturais, sensibilizar as crianças para a temática do ambiente, necessidade de protege-lo e conservá-lo, apelando à necessidade de ceder bens aos mais desfavorecidos, de forma animada.

Para tal, torna-se fulcral construir contentores e adquirir diversos equipamentos imprescindíveis à implementação das atividades propostas, nomeadamente equipamentos de costura, equipamentos de transporte de roupa e maquinaria para se proceder à transformação dos bens.