Youth Exchange “Music Connection”

 

A Solidaried’arte participou, através de um grupo de 5 jovens, em um Intercâmbio de Juventude – YE Music Connection – realizado entre os dias de 3 e 10 de Setembro em Ciudad Real em Espanha.
Organizado pela Associação Mille Cunti de Espanha e promovido pela UE através do Programa Erasmus +. Neste YE participaram 30 jovens oriundos de 6 países.
Apercebendo-se que, passados mais de 60 anos sobre a assinatura do tratado de Roma, a Europa corre o risco de inverter o rumo e cometer os erros que aquele tratado visava impedir. De facto, o regresso da xenofobia, do nacionalismo, o crescimento da discriminação de género são visíveis constituindo uma séria ameaça ao projecto europeu.
Por estes motivos, a Mille Cunti com este Youth Exchange procurou promover os valores caros e basilares da Europa, principalmente a Unidade e a Solidariedade – entre as gerações mais jovens, para que seja possível alcançar consolidar uma UE mais acolhedora, mais coesa, mais humana.
Sendo a música um veículo priviligiado de integração, a Associação Mille Cunti promoveu e acolheu este YE com os objectivos gerais de:
– incutir os valores da unidade, respeito e tolerância tendo como fio condutor a música;
– aprender sobre as diferentes culturas através da música;
– adquirir competências musicais com vista ao seu recurso como ferramenta para a transformação social.

À Associação Mille Cunti, o nosso imenso obrigado pela experiência inesquecível! Gracias amigos!